Pesquisa sugere fator genético de proteção para meninas com autismo
Estudo aponta possível explicação biológica para a menor incidência de diagnósticos em meninas, além do viés nas avaliações clínicas.
Factual · Plantão Xaplin · checado em 2 fontes
Uma pesquisa recente sugere que fatores biológicos podem explicar a menor incidência de autismo em meninas em comparação com meninos, de acordo com a Folha de S.Paulo. A proporção de diagnósticos é de três casos em meninos para cada ocorrência em meninas.
A maioria das pesquisas aponta um viés nas avaliações como causa principal da diferença, dificultando a percepção dos sinais do transtorno no sexo feminino. O novo estudo, porém, indica que pode haver um fator genético de proteção para as garotas.
O achado abre caminho para investigações mais aprofundadas sobre os mecanismos biológicos envolvidos no diagnóstico de autismo entre os sexos.
Fontes: Folha de S.Paulo · UOL
Este conteúdo não substitui orientação médica individual. Em caso de dúvida, procure um serviço de saúde.
QUER IR MAIS FUNDO?
→ E-books sobre Saúde e Bem-estar