Xaplin On
Brasília
Portal Xaplin — jornalismo vivo • a revista não dorme
USD EUR GBP JPY BTC ETH SOL BNB

Mais da metade dos medicamentos judicializados já deveria estar no SUS

Segundo a Folha de S.Paulo, medicamentos solicitados em ações na Justiça já tinham recomendação favorável para incorporação ao Sistema Único de Saúde.

Ilustração editorial: Mais da metade dos medicamentos judicializados já deveria estar no SUS
Ilustração editorial · Estúdio Xaplin

Factual · Plantão Xaplin · checado em 2 fontes

Mais da metade dos medicamentos solicitados por pacientes em ações judiciais no Brasil já havia recebido recomendação favorável para incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) ou deveria estar disponível na rede pública, de acordo com a Folha de S.Paulo.

O levantamento mostra que muitos dos processos que obrigam o Estado a fornecer medicamentos envolvem fármacos que já possuem parecer técnico positivo para entrada no SUS ou que deveriam fazer parte da oferta pública.

O dado evidencia possível desconexão entre as decisões judiciais de concessão de medicamentos e a efetiva incorporação desses fármacos à rede pública de saúde.

Fontes: Folha de S.Paulo · UOL

Este conteúdo não substitui orientação médica individual. Em caso de dúvida, procure um serviço de saúde.